quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Circuito de debates – segundo dia – Novas diretrizes para a gestão pública de cultura

texto de Raphael Pinteiro

No segundo dia da programação de debates para o Grito Rock Porto de Galinhas, o auditório da Livraria Cultura recebeu o Secretário de Cultura da Cidade do Recife Renato L, a Secretária de Patrimônio e Cultura da Cidade de Olinda Márcia Souto e o Diretor de Cultura de Jaboatão dos Guararapes Lula Côrtes, mediados pelo advogado e músico Adriano Araújo. Uma noite que conseguiu reunir os principais representantes públicos da cultura em Pernambuco.
A platéia não era muito diferente, formada em grande parte por nomes de destaque na cadeia produtiva cultural do Estado como Roger de Renor, Alex Mono, Fred 04, representantes do sindicato dos músicos, músicos da Orquestra Sinfônica e do Ministério da Cultura, jornalistas, entre outros. Lotando, mais uma vez, o auditório da livaria. Tentar resumir os assuntos abordados seria uma tarefa ingrata que beira o impossível. Por isso disponibilizaremos essa semana o debate em vídeo, dividido em trechos.
Sabemos que a internet de Recife não é das mais rápidas, mas realmente vale a pena ver cada segundo desse esclarecedor debate. Gostaríamos apenas de ressaltar um ponto em comum levantado por todos os debatedores: só consegue alguma coisa quem vai atrás. Essa mania de esperar convites públicos ao invés de apresentar projetos parece que não será alimentada nas atuais gestões municipais do nosso estado. O governo existe para fomentar, não para produzir ou servir de muleta. Parece que eles estão abertos a ouvir, e isso é tão raro quanto o encontro de ontem.

Photobucket
Photobucket
fotos de Natuza Ferreira

Nenhum comentário: